Festa das Missões em Leiria

Procuradoria Nacional da UMF celebra Dia Missionário

Realizou-se no passado dia 7 de Junho um “Dia Missionário” no Convento de S. Francisco, em Leiria, onde a União Missionária Franciscana tem a sua sede e onde se encontram também os serviços do Jornal ”Missões Franciscanas”.

Bem cedo começaram a chegar os Zeladores e Zeladoras da UMF, assim como alguns benfeitores e amigos das missões. Pelas 10 horas houve um Encontro de formação e esclarecimento, que serviu para também dar a conhecer a situação concreta da actividade missionária dos Franciscanos, nomeadamente em Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

A Província de Portugal continua a dar apoio aos antigos espaços geográficos no seu trabalho de missão, nomeadamente na Guiné-Bissau e Moçambique. Timor é uma situação nova, onde os Missionários Franciscanos iniciaram o seu trabalho de apoio à “Fundação de Santo António de Lisboa”, criada no ano passado em Timor-Leste. Uma das concretizações deste apoio foi ter acolhido em Leiria 3 postulantes. Aqui recebem eles formação franciscana e linguística. Aproveitamos esta oportunidade para informar que em Timor-Leste foi adquirido um terreno de vários hectares onde será construída a sede da nova entidade. Alguns milhares de euros foram já gastos, grande parte provenientes de receitas do trabalho dos dedicados Zeladores e Zeladoras da U.M.F., assim como de alguns amigos e benfeitores.

Mas voltemos ao acontecimento festivo do dia 7 de Junho. Depois do primeiro momento formativo e de um curto intervalo, celebrou-se a Eucaristia, que foi presidida pelo Procurador Nacional da UMF, Frei Vítor Rafael, ladeado por Frei Álvaro Silva e Frei António Marques de Castro, vindos propositadamente do Convento de Varatojo  para se associarem a este acontecimento festivo.

Pelas 13 horas, no grande refeitório do Convento, deu-se início ao almoço fraterno, com a presença de mais de cem convivas, que saborearam um apetitoso caldo verde, assim como as sardinhas e as febras, tudo bem regadinho com a «pinga» da região. Doçaria variada também não faltou, trazida pelos participantes.

Após o  almoço, pelas 15,30 horas, veio a parte recreativa, tendo ficado bastante gente para apreciar a actuação do Rancho Folclórico de Molianos de Alcobaça, que nos brindou com danças da região. Num dos intervalos foram sorteados vários objectos da Terra Santa e de Moçambique, referentes às rifas que antecipadamente tinham sido vendidas. Tudo terminou pelas 17 horas.

Resta-nos agradecer a todos os participantes e aos que colaboraram mais directamente na organização deste «Dia Missionário». Bem-hajam!

M.F.

Festa das Missões em Leiria