VI JORNADAS DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA IBERICAS - 2009

FORMACÇÃO MISSIONÁRIA PARA LEIGOS

Tiveram Lugar no Convento de São Francisco em Leiria, de 6 a 8 de Março, as VI Jornadas de formação missionária para Leigos. Este encontro foi a nível da Península Ibérica, o que trouxe até nós um grupo significativo de leigos de Espanha. A tarde do dia 6 foi dedicada ao acolhimento, que se prolongou noite dentro, uma vez que alguns fizeram 12 horas de viagem para chegar até ao Convento. Alguns dos participantes chegaram só no dia seguinte, sobretudo os portugueses que trabalharam até ao final do dia e outros que eram vizinhos do convento. Ao todo eram 55 participantes.

O dia 7, sábado, foi um dia cheio e intenso. Depois da Oração da Manhã, em castelhano, e do pequeno almoço, pelas 9 horas, o Ministro Provincial de Portugal deu as «Boas Vindas» aos participantes. De seguida o Secretário do Ministro Geral, frei Francisco Javier Arellano, apresentou o tema: «A Ordem Franciscana e o missionário leigo».

Um dos desafios apresentados foi o de criar mais espaços para a missão dos Leigos na Ordem. Também apostar mais numa formação missionária em conjunto.

Antes do almoço, o Frei Vítor Rafael apresentou aspectos práticos da missão dos leigos, salientando a necessidade de formação e de um acompanhamento personalizado para se poder ver se de facto existe uma verdadeira vocação missionária ou se apenas se pretende resolver, algumas vezes, problemas afectivos. A necessidade dos leigos serem católicos é também uma das exigências, pois são também evangelizadores e não só feitores de serviços de promoção humana.

Da parte da tarde, e antes de se dirigirem ao Santuário de Fátima para celebrar a Eucaristia na Capelinha das Aparições, alguns leigos deram o testemunho das suas experiências missionárias.

Após o jantar, houve um momento recreativo promovido conjuntamente pelos leigos portugueses e espanhóis.

No domingo, dia 8, alguns dos leigos, porque eram de longe, após a celebração  da Eucaristia das 9.00 horas na igreja do Convento com o povo, tiveram de partir. Os que ficaram, a seguir ao almoço, rumaram até à vila da Nazaré, onde visitaram o Santuário e a Praia.

Numa avaliação final, verificámos que todos ficaram satisfeitos com mais este encontro de formação, tão necessário para que a missão dos leigos tenha sucesso.

Para terminar, e a título de informação, comunicamos que este ano a União Missionária Franciscana tem um grupo de 11 de leigos em acompanhamento, que se preparam para partir este ano para Moçambique em Julho, Agosto e Setembro.

 

MF

VI JORNADAS DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA IBERICAS - 2009