ENCONTRO MISSIONÁRIOS

No passado dia 6 de Dezembro, no convento de São Francisco, em Leiria, teve lugar um encontro de Missionários Franciscanos que trabalharam nas Missões de Moçambique e da Guiné-Bissau. Participaram cerca de quarenta Frades, em clima de grande fraternidade e jovial cordialidade. Também estiveram presentes 6 leigos missionários que já fizeram a sua experiência em Moçambique e foram convidados para o encontro.

Após a oração inicial, em que foram evocados todos os Missionários, tanto vivos como defuntos, foi apresentada uma curta metragem preparada pela equipa da Procuradoria Nacional da UMF sobre a vocação e identidade missionária da Ordem e da Província - «Fraternidade em Missão» -, tema que constituiu também o essencial da saudação do Ministro Provincial no início da sessão de evocação e partilha do Encontro.

Nessa sessão usaram da palavra o Vigário Provincial, Fr. Armindo de Carvalho, bem como Fr. José Maciel da Costa e Silva  e Fr. António Araújo  que, em intervenções cheias de graça e profundo conhecimento, evocaram a nossa presença missionária em Moçambique, com saliência para Homoíne, onde por largos anos foram responsáveis da Missão.

A intervenção principal foi, contudo, reservada a Fr. Marino Porcelli, actual Ministro Provincial da Província franciscana de Roma, em Itália, que veio expressamente para fazer a apresentação da obra de sua autoria: «Missão Católica de São João de Deus de Homoíne * Moçambique * Apontamentos Históricos – 1911-2003».

Fr. Marino, por todos muito saudado, falando num português correctíssimo, graças à aprendizagem feita durante vários anos nas Fraternidades da nossa Província, referiu os quase 15 anos em que trabalhou na missão de Homoíne, mas sobretudo salientou  a obra notável   realizada pelos Irmãos da nossa Província, que aí trabalharam  durante quase um século, fazendo questão de sublinhar quanto essa obra de evangelização era digna de aplauso e motivo de orgulho para quantos a fizeram ou para ela contribuíram.

Na Eucaristia final, presidida por Fr. Marino, foi prestada homenagem a todos os Missionários e entregue a Fr. Artur Carreira das Neves, missionário de quase quatro décadas na Guiné, uma  bonita placa comemorativa das suas “Bodas de  Ouro” de profissão religiosa.

Finalmente, no alegre almoço de convívio, muitos dos Irmãos evocaram espontaneamente momentos e facetas inolvidáveis da gloriosa gesta missionária da nossa Província, fazendo deste Encontro uma das mais belas jornadas da fraternidade que nos une. Deus seja bendito por todos eles.

Sentimo-nos animados a continuar este trabalho missionário, nos locais onde a Ordem nos pedir apoio, como é o caso recente da “Fundação de Santo António”, em Timor.

ENCONTRO MISSIONÁRIOS