V Jornadas de Formação Missionária para Leigos

V Jornadas de Formação Missionária para Leigos em Granada (Espanha)

No passado mês de Janeiro, entre os dias 25 a 27, decorreram em Granada (Espanha) as V Jornadas de Formação Missionária para Leigos. A organização esteve a cargo da Federação Inter-franciscana de Espanha e Portugal. Cerca de uma centena de participantes, na sua maioria jovens leigos, representaram os diversos ramos da Família Franciscana.

Do programa constavam tempos de oração, conferências, diálogo e experiências missionárias, que fraternamente foram partilhadas, em ambiente verdadeiramente franciscano.

Foram oradores Frei Severino Calderón Martinez, OFM, e Frei Jaime Rey, OFMcap. Frei Severino apresentou o tema «Leigos em Caminho». Depois de fazer referência aos documentos da Igreja, salientou que os leigos missionários são uma riqueza que o Espírito Santo oferece à Igreja. Sublinhou a necessidade da formação e do estudo dos leigos para darem respostas mais eficazes nos tempos que correm. Defendeu a corresponsabilidade como atitude a seguir no serviço missionário dos leigos na Igreja.

Frei Jaime abordou o tema «A Missão Franciscana». Assim como Jesus veio ao nosso encontro para ser nosso irmão, também os seguidores de Francisco, que quis imitar Jesus na sua humanidade peregrina, são chamados a serem irmãos e a caminharem, lado a lado, acompanhando mais que convencendo. Defendeu que aos modelos culturais, baseados no individualismo, consumismo e racionalismo, os leigos missionários devem responder com o modelo franciscano da fraternidade, solidariedade e contemplação.

Na tarde do dia 26 os jovens partilharam com os presentes as suas experiências no campo da missão «ad Gentes»: Peru, Tanzânia, Índia, Benin, Moçambique, Bolívia, Gana e Marrocos. Houve apresentação de audiovisuais e emoção até às lágrimas… Estas não têm pátria!








Após o jantar, os que não se deixaram intimidar pelo frio e pela distância, a pé foram visitar o miradouro, que lhes proporcionou uma magnífica vista nocturna sobre Granada.

No dia 27 a Eucaristia de encerramento foi bem preparada e melhor vivida e presidida pelo Provincial dos Frades Capuchinhos de Valência, Frei Cayetano Martínez. As introduções, os cânticos acompanhados pelas guitarras, as preces e as partilhas, tudo convidava e incentivava à missão, ao anúncio profético da Boa Nova ao estilo franciscano.

 





De Portugal estiveram presentes 5 leigos (três com experiência missionária e dois em preparação) e o Procurador Nacional da União Missionária Franciscana, Frei Vítor Rafael. Esperamos que os leigos missionários franciscanos sejam Igreja viva, fiel e credível, que vivam o seu ser cristãos-franciscanos com alegria e convicção como discípulos de Cristo e formem comunidades vivas que impulsionem a acção missionária da Igreja.

Frei Vítor Rafael, OFM

 

 

V Jornadas de Formação Missionária para Leigos

V Jornadas de Formação Missionária para Leigos

V Jornadas de Formação Missionária para Leigos