VIII DIA do VOLUNTÁRIO MISSIONÁRIO

A cidade de Aveiro recebeu o VIII Dia do Voluntário Missionário, onde estiveram presentes várias entidades e grupos que se dedicam a esta actividade humanitária em prol da evangelização no mundo. A União Missionária Francisca (UMF), a convite da FEC, esteve presente através da ASPAA (Associação de Solidariedade Portugal – África e Amigos).

Foi um dia de festa, em que o tema era “Comunicar 2015”. O dia começou com a realização de uma conferência “Ciber-Missão: a tecnologia em favor da Missão?”, na qual contamos com a presença dos conferencistas, D. Carlos Ximenes Belo, bispo emérito de Timor-Leste, Jorge Pires Ferreira, director do Correio do Vouga e uma representante da Palo Alto, que foram unânimes nas suas conclusões. É essencial, nos dias de hoje, que as entidades de Voluntariado Missionário aprendam a comunicar o que fazem, como o fazem e quando o fazem. Não só ajuda na angariação de novas pessoas para a Missão, como transmite credibilidade às acções da entidade no terreno, já que a população de cá não vê os resultados do trabalho das entidades a não ser que elas o comuniquem. É importante guardar recordações, é importante abordar os meios de comunicação social para firmar que o voluntariado missionário é uma realidade, que jovens abdicam do seu tempo de férias ou mesmo de trabalho para partirem em Missão para fora do país.

A parte da manhã terminou com a Eucaristia na Igreja de Vera Cruz, presidida por D. Ximenes Belo e com a presença do Bispo de Aveiro, Dom António Francisco dos Santos.

Após almoço partilhado, por cerca de 150 pessoas intervenientes nos diversos eventos, a parte da tarde foi preenchida por uma actividade que teve o seu momento alto no passeio de Moliceiro pela Ria de Aveiro, e que serviu para chamar a atenção da população da cidade para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Fizeram-se cartazes, cantaram-se palavras de ordem, vestiram-se a preceito para fazer chegar a mensagem essencial a todos: é preciso cumprir as metas traçadas pelos ODM até 2015!  Metas essas, que quando cumpridas, transformarão a face do mundo e a vida das pessoas dos países mais carenciados.

A Feira do Voluntariado, montada no Jardim do Rossio, permitiu às entidades mostrarem o trabalho que fazem nos países de Missão, assim como angariar alguns fundos com a venda de material próprio.

Foi um dia com muito convívio e muito espírito missionário.

VIII DIA do VOLUNTÁRIO MISSIONÁRIO