Encontro/Retiro Missionário da Região Oeste

VIVEU-SE O ESPÍRITO DE MISSÃO

Respirando ainda o “clima missionário” vivido pela Igreja durante o passado mês de Outubro, os Missionários Franciscanos aproveitaram o domingo, 4 de Novembro para, no Convento do Varatojo, reunir muitos dos seus colaboradores e amigos desta região pastoral do Oeste. É um “Encontro” já habitual nesta época do ano, que serve para lembrar e incutir ainda mais o “espírito de missão” que deve existir na vida de qualquer cristão.

O encontro decorreu em espírito de comunhão fraterna, entre todos os presentes. Entre os diversos momentos, para reflexão sobre as actividades missionárias em geral, para divulgação de projectos a concretizar a nível internacional nos países de penúria aflitiva, para celebrar a Eucaristia em agradecimento por todos os elementos desta região Oeste que em missão vão apoiando e incentivando toda a actividade missionária, para concretizar o marco histórico da celebração dos 800 anos que a Família Franciscana vem preparando a nível mundial, a ocorrer em 2009, lembrando o momento decisivo em que Francisco de Assis deixou definitivamente o “servo” para começar a servir o “Senhor”, ainda houve tempo, para em convívio alegre e à volta da mesa se saborear a refeição preparada com muito carinho pelas mãos da algumas colaboradoras da U.M.F., com as iguarias que previamente haviam sido enviadas por muitos dos comensais e terminar, como não podia deixar de ser neste mês de Novembro, com castanhas e água-pé. Foram momentos oportunos para cimentar amizades, em conversa amena e ao som de música popular.

Este “Encontro Missionário” foi precedido de um “Mini Retiro”, reservado a um grupo de pessoas mais responsáveis que em suas comunidades procuram incutir o espírito missionário entre os colaboradores da U.M. F. Durante praticamente dois dias, esqueceram-se da vida do dia-a-dia em suas casas, procurando reflectir, rezar e conviver, traçando planos para o futuro.

A orientar estes trabalhos estiveram o Fr. Vítor Rafael (Procurador Nacional da U.M.F.) e o Fr. António Marques de Castro (Procurador local da U.M.F.)

 

Encontro/Retiro Missionário da Região Oeste

Encontro/Retiro Missionário da Região Oeste

Encontro/Retiro Missionário da Região Oeste

Encontro/Retiro Missionário da Região Oeste

Encontro/Retiro Missionário da Região Oeste