Encontro de Evangelização e Missão - COLÔMBIA 2007

A ousadia de viver o Evangelho

 
"Pois para isto vos enviou (o Filho de Deus) ao mundo inteiro, para que por palavras e obras deis testemunho da sua voz e façais saber a todos que não há outro omnipotente senão o Senhor"

Entre 25 e 29 de Junho de 2007, decorreu na Universidade de São Boaventura, na cidade de Bogotá (Colômbia), um encontro internacional dedicado à «Missão e Evangelização em Chave Franciscana». Para o Frei Vítor Rafael (Moderador para a Evangelização Missionária), e por conseguinte para a Província Portuguesa, no que diz respeito ao sector das Missões, foi um bom momento para conhecer algumas realidades da Colômbia, bem como sentir a simpatia e o acolhimento dos irmãos da Província de Santa Fé.

O curso sobre a Evangelização e Missão, foi organizado pela Província de Santa Fé, onde o Frei Gabriel Gutierres, (Moderador para a Evangelização Missionária), teve um papel preponderante na sua organização e coordenação.

Devido à escassez de tempo por estas terras não foi possível visitar o Vicariato Apostólico de Guapi, onde existe uma comunidade Afro-descendente muito numerosa, situada junto à Costa do Pacífico. Este povo vive uma condição um pouco à margem da grande sociedade colombiana, esperando que sejam reconhecidos os seus direitos fundamentais como povo étnico. Para o efeito existem movimentos que fomentam a inclusão nos diversos sectores da vida do País.

Os frades vivem em Guapi há mais de 50 anos. Foi referido ao Frei Vítor Rafael pelo próprio Moderador Geral, Vincenzo Brocanelli, que a missão franciscana encontra ali condições para testemunhar o nosso carisma de menoridade entre os mais pobres e de sermos solidários com os mais necessitados e assim, juntos, podermos renovar o apelo do Evangelho que convida a seguir Jesus. Apreciamos este testemunho de vida e estamos solidários espiritual e materialmente com o trabalho que a comunidade franciscana ali realiza.

Para a província de Santa fé, esta missão acaba por ser uma grande bênção espiritual onde se revivem as características das nossas origens. Segundo referia o Moderador Geral, a igreja aí implantada ainda vive numa situação muito frágil e precária nas suas estruturas ou, como ele dizia num estado de «edificatio Ecclesiae». Neste contexto já são uma realidade as primeiras vocações «afro». Para os irmãos mais jovens (estudantes professos simples) é o local ideal para fazerem a sua experiência missionária num ambiente que os ajuda no seu crescimento e consolidação vocacional.

 Fica aqui, o agradecimento aos irmãos de «Santa Fé» pela hospitalidade e carinho que me dispensaram. Aos Professos Temporários de S. Bernardino, um caloroso e fraterno abraço de Paz e Bem. A missão da Ordem espera por vós.

Paz e Bem.

 

Encontro de Evangelização e Missão - COLÔMBIA 2007

Encontro de Evangelização e Missão - COLÔMBIA 2007

Encontro de Evangelização e Missão - COLÔMBIA 2007

Encontro de Evangelização e Missão - COLÔMBIA 2007

Encontro de Evangelização e Missão - COLÔMBIA 2007

Encontro de Evangelização e Missão - COLÔMBIA 2007