Encontro Formação para leigos - Março 2010

Convento de S. Francisco acolhe encontro de formação para leigos

Decorreu no convento de São Francisco, em Leiria, nos dias 5, 6 e 7 de Março o Encontro anual de Leigos Missionários. Passou de 30 o número dos participantes, na sua maioria jovens, de várias zonas do país.

O Frei Álvaro Silva foi o conferencista que, através de uma reflexão fundamentada na sagrada escritura, valorizou o trabalho que os leigos missionários realizam na sociedade em nome da Igreja.

Numa segunda parte, fez um historial dos documentos recentes da Ordem Franciscana e das missões, e o papel que os leigos têm no trabalho missionário.

Frei Vítor Rafael, Procurador Nacional da UMF, abordou temas práticos a ter em conta pelos leigos que partem em missão. Salientou ainda a necessidade da formação a dar aos leigos que fazem a sua experiência missionária, bem como as estruturas a ter em conta, tanto cá como no local para onde são enviados.

Da parte da tarde, os jovens missionários partilharam as suas experiências, tendo sido apresentados alguns audiovisuais das missões, tanto de Moçambique como da Guiné-Bissau.

Pelas 19.30 h., na igreja do convento, celebrou-se a Eucaristia. Na presença de um elevado número de fiéis foi feito o envio de 10 leigos missionários que brevemente irão partir em missão.

Hoje as missões franciscanas tendem a ser fraternidades-em-missão de leigos missionários, isto é, um grupo de leigos partilha, com os missionários no terreno, espaços e ambientes comuns de trabalho. Os leigos missionários procuram incorporar projectos missionários comuns ao serviço das igrejas locais, com estruturas novas, simples e flexíveis. Mais do que convencer, deve haver a preocupação em acompanhar, construindo relações interpessoais.

Encontro Formação para leigos - Março 2010